3iii - historial

3iii: Inovação+Independência= Inovação

Com base nesta equação, um conjunto de pensadores, cientistas e artistas é convidado a dar as suas impressões definidoras de uma real e/ou desejada identidade portuguesa para o século XXI. O que poderá ser associado aos dois primeiros ii? De que forma a sua «soma» resulta em algo que possa edificar um novo paradigma para a identidade portuguesa?

Em Junho:

Pedro Mota nasceu em Ponta Delgada, em 1967. Com formação em Física Teórica, sempre viu um princípio dos vasos comunicantes entre a Poesia e a Astrofísica, entre a Matemática e a Filosofia.

Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra em 1968. Autor de uma vasta obra musical em todos os géneros, dedica-se igualmente à escrita, à rádio e à divulgação e pedagogia musical.

Telmo Alcobia nasceu em Lisboa em 1980. Expõe desde 2001. Actualmente encontra-se ligado a Galeria São Bento, ao projecto ArtElection e ao Centro Português de Serigrafia.

Em Julho

Os Espacialistas é um projecto arquitectónico/artístico que substitui o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, de pensamento, de percepção e de diagnóstico do espaço natural e construído. 

Joana Bértholo nasceu em Lisboa em 1982. Licenciada em Design de Comunicação, faz agora doutoramento em Estudos Culturais, em Berlim. Publicou recentemente o seu primeiro romance. 

José Cruz nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Matemática Aplicada e Computação, trabalha actualmente na área da Educação e Formação, com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi co-autor do programa da disciplina de Tecnologias Informáticas do Curso Tecnológico de Informática. 

Em Agosto

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Formou-se no Ar.Co. As suas inconfundíveis obras, assentes na apropriação, descontextualização e subversão de objectos preexistentes, mereceram vários prémios e são reconhecidas internacionalmente. 

Ana Sofia Mora nasceu no Porto em 1981. Formou-se em Economia e ainda continua à procura do seu lugar nesta ciência. Gosta de aprender e respigar. 

Ivo M. Ferreira nasceu em Lisboa em 1975. É cineasta. 

Em Setembro

Mónica Bettencourt Dias nasceu em Lisboa, em 1973. Coordena o laboratório de investigação na multiplicação celular no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) desde 2006. Fez o doutoramento na University College London e o pós-doutoramento em Cambridge. Fez ainda uma pós-graduação em Comunicação de Ciência no Birkbeck College (Londres). 

Patrícia Portela nasceu em 1974, no dia da morte de Acácio Nobre. Acácio Nobre nasceu em 1869, açoriano. Foi autor de romances de ficção científica, construtor de brinquedos e de máquinas estereoscópicas 4D, entre outras experiências absolutamente vanguardistas. 

Paulo Catrica nasceu em Lisboa, em 1965. Licenciatura em História, Mestrado em Imagem e Comunicação. Vive entre Lisboa e Londres. Presentemente é doutorando em Estudos de Fotografia na Universidade de Westminster em Londres. 

Em Outubro

Afonso Cruz nasceu na Figueira da Foz, em 1971 e, além de escrever, também é músico (da banda The Soaked Lamb), ilustrador e realizador. 

Ana Estevens nasceu em Almada, em 1979. É doutoranda em Geografia Humana no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Geográficos. 

João Fiadeiro nasceu em Paris, em 1965. É coreógrafo e investigador em arte. Fundador da RE.AL, estrutura que gravita à volta de uma programação entre o produto e o processo; a teoria e a prática; a arte e a ciência.